Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 10 de março de 2011

A importância da Actividade Fisica

A prática regular de atividade física tem demonstrado uma conscientização acerca dos efeitos benéficos dos exercícios na saúde e no bem-estar físico e emocional dos seus praticantes. O exercício físico, quando associado a uma dieta adequada e respeitando a individualidade de cada um, influencia positivamente essas condições físicas e emocionais. A agregação dessas variáveis melhora a saúde física e pisco – afetiva, promovendo estímulos positivos na capacidade de trabalho e lazer.
A vida moderna tem provocado uma diminuição das potencialidades corporais, em hábitos que deveriam ser corriqueiros como limpar a casa, lavar a roupa e os pratos, cortar a grama e fazer o percurso até o trabalho. A grande maioria dessas atividades exigia uma hora de empenho físico, podendo ser realizado agora em um tempo incrivelmente menor, às vezes apertando um único botão. O resultado da mudança é que acaba sobrando mais tempo para atividades de lazer, porém, muitas dessas atividades levam a hábitos sedentários.
Recentemente, o sedentarismo foi classificado como doença hipocinética (doenças associadas à falta de movimento). E indivíduos que não praticam atividade física regular correm mais riscos de desenvolver doenças coronarianas, hipertensão, hiperlipidemia (alterações nos níveis plasmáticos do colesterol, triglicerídeos e glicose) e obesidade. A prática regular de exercícios, através de um programa sistemático associado ao controle dietético, é a melhor defesa contra o desenvolvimento dessas doenças.

A recomendação do Colégio Americano de Medicina do Esporte é que todo individuo deve acumular no mínimo 30 minutos de exercício físico de intensidade moderada, de 5 a 7 dias por semana. Essa quantidade de exercício pode diminuir em até 50% o risco de desenvolver doenças coronarianas e 30% no risco de hipertensão e diabetes. As melhoras nos benefícios para a saúde dependem da freqüência, intensidade, duração e atividade física realizada.
Antes de estabelecer um programa sistemático de atividades físicas é importante classificar o estado de saúde, estilo de vida, aptidão física e análise postural de cada indivíduo. Essas informações são fundamentais para o planejamento e elaboração de um programa de exercícios levando em consideração uma base de dados científica. Através desses dados podemos incluir, excluir ou indicar uma atividade de maneira que ela não represente uma agressão ou risco ao praticante.


Sem comentários:

Enviar um comentário