Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 10 de março de 2011

A importância do repouso

Um sono reparador e sem interrupções de uma noite é uma grande vantagem, mas a maioria das pessoas tem trabalhos sedentários, com datas limite e outras dificuldades que as esgotam emocionalmente. Muitas vezes é difícil adormecer rapidamente em dormir em paz.

O sono é essencial para manter uma mente equilibrada e um corpo saudável. Ele dá ao corpo a possibilidade de se regenerar e ajuda a curar. O repouso fortalece o sistema imunitário e pode acrescentar anos à sua vida. Se não dormir o suficiente, a energia para o dia-a-dia será tirada das suas reservas. Se isso acontecer habitualmente, é de esperar uma resistência mínima à doença e ao stresse.

Quanto devemos dormir? Em geral, de sete a oito horas de sono bastam, para os adultos. As primeiras horas, antes da meia-noite, são as mais benéficas para o corpo. Se precisa de fazer uma sesta, o melhor momento é de manhã.

E que dizer dos medicamentos para dormir se não consegue adormecer? Durante o sono normal, a pessoa passa por períodos alternados de sono leve e profundo. Sonhar parece ser algo normal, e acontece durante o sono leve. Os medicamentos para dormir, muitas vezes suprimem esta fase do sono e, ao despertar, a pessoa pode não se sentir tão fresca, apesar de ter dormido profundamente. Se forem usados durante muito tempo, os medicamentos para dormir podem provocar fadiga crónica.


Sem comentários:

Enviar um comentário